BEAUTY: Restart // Restore

Beauty

BEAUTY: Restart // Restore

por6 Dez 2016 lmanifesto

No advento de uma primeira elite da blogosfera portuguesa, antes até da proliferação de Tutoriais de Beleza Youtube made, existia o The Beauty Routine e, à frente dele, Maria Marques Mendonça! Hoje, o extinto blog de Beleza pertence a um passado saudoso, mas a autora ainda tem muito a dizer (e a escrever) e nós, no L Manifesto, queremos voltar a lê-la!

Inauguramos a categoria de Beleza com a assinatura de uma It Girl que preenche a complexidade deste título. Carismática e Beauty Savant, Maria Marques Mendonça entra connosco nesta nova Era… Afinal, Winter is Coming! Estamos preparadas… E, a nossa pele também!

Fotografia: Soraia do Carmo

 

Restart // Restore 

O esperado (Re)começo

 

Texto: Maria Marques Mendonça

Bastará uma breve incursão pelo Instagram de alguns amigos para convencer até os mais tradicionais que, este ano, falar sobre a rentrée em Dezembro é perfeitamente adequado e nada fora de tempo. Praias, esplanadas, sandálias e pernas bronzeadas estiveram em todo o lado até há poucos dias. Ainda assim, não nos iludamos: o Inverno está mesmo a chegar. Brace yourselves!

 

Confesso que não resisto ao cliché de me cansar do calor - e de me arrepender desse sentimento logo de seguida, ainda antes do Natal - de desejar temperaturas frias, roupa que aconchega e maquilhagem sofisticada.

As previsões meteorológicas dão uma descida brusca de 8 graus nas temperaturas mínimas? Perfeito! Os primeiros sopros de ar frio são sempre recebidos com entusiasmo, a simples ideia das temperaturas geladas transporta-me para uma fantasia em que passeio as minhas novas botas de veludo e cachecóis de caxemira por entre montras e vendedores de castanhas, enquanto sonho com chá fumegante e neve em Portugal.

 

Só que estas condições climatéricas duram longos e escuros meses (e é assim todos os anos, nós é que nos esquecemos, como se sofrêssemos de uma espécie de stress pós-traumático sazonal) ... E, a nossa pele atinge o seu limite. Torna-se mais seca, sensível, e a sensação de "repuxamento" intolerável.

Assim como adaptamos com tanto entusiasmo o nosso guarda-roupa à mudança de estação – substituindo os vestidinhos vaporosos por malhas grossas e puffer jackets XXL – é importante estabelecer também um regime de beleza igualmente adequado e confortável. Só assim sobreviveremos a mais um Inverno.

 

 A LIMPEZA

A pele fica particularmente vulnerável quando vive entre as baixas temperaturas exteriores e o aquecimento ligado dentro de casa, do escritório, carro, lojas... e o resultado imediatamente visível é a desidratação.

 

No que toca à limpeza do rosto, o ideal é guardar todos os cleansers de texturas em espuma ou gel, mais adstringentes, para tempos mais amenos e usar leites ou bálsamos de limpeza, mais delicados e confortáveis.

 

A HIDRATAÇÃO

É rara a marca que não oferece, nas suas linhas específicas, diferentes texturas de cuidados hidratantes: emulsão, gel, creme fluído, creme rico, bálsamo... E fazem-no, não a pensar apenas em diferentes mulheres e suas preferências, mas nas necessidades da pele e na forma como estas podem mudar ao longo do dia, do ano ou da vida.

Não é preciso mudar radicalmente. Se já encontrámos o nosso cuidado de rosto favorito, bastará apostar agora numa textura mais rica e envolvente que equilibre os níveis de hidratação perdidos.

 

AS MÁSCARAS 

Está frio e vento, está a chover. Não queremos sair de casa, e sinceramente aquele brunch não vale o sacrifício. As manhãs de domingo chuvosas são a altura perfeita para mimar a pele,  ler umas revistas e perder algum tempo a encenar a imagem perfeita para publicar nas redes sociais. A pele luminosa e o número de gostos vão ajudar a enfrentar os 5 dias seguintes.

Para um boost de hidratação imediato e fresco, que não pesa, mesmo na pele mais oleosa, não há outra como a Sisley Paris Gel Express Aux Fleurs.

Se a ideia é fazer a máscara à noite, enquanto se vê mais um episódio de Black Mirror, então o ideal é vestir-se a rigor com a novíssima Advanced Night Repair Concentrated Recovery PowerFoil Mask de Estée Lauder, tirar uma selfie e deixar atuar.

UM QUICK FIX

Só temos a ganhar em ter na nossa carteira (mesmo naquela clutch onde não cabe nada) um kit de sobrevivência: bálsamo para lábios, um spray de água termal e um ou outro cuidado de rosto que vá de encontro às nossas necessidades mais absolutas e inadiáveis. Um favorito deste inverno será, de certeza, o Crème SOS da nova linha Guerlain My Super Tips (sendo que, da mesma linha, o Radiance Flash também salvará a nossa vida se estiver estrategicamente guardado na gaveta da nossa secretária, e o STOP SPOT para eliminar imediatamente qualquer borbulha que se atreva a estragar-nos o dia).

 

AQUELE PERFUME

Parece supérfluo quando a ideia é enumerar apenas os essenciais para sobreviver com boa cara ao frio que vai chegar, mas uma "borrifadela" do perfume certo vai aquecer-nos o coração. Se acrescentar algum romance à nossa vida a dois, tanto melhor: obrigada  por existires, Loewe 001.

Isto aplica-se também a aromas para a casa, claro. Há lá coisa melhor do que ver chover lá fora enquanto dentro de casa uma vela queima lentamente? É daquelas coisas com que o Verão não consegue competir.

 

A MAQUILHAGEM

Só há uma abordagem possível:

Usar e abusar de tudo aquilo que nos fizer sentir bem na nossa pele de inverno!

 

 

Onde encontrar …

Centro El Corte Inglés Gaia| Porto:

PERFUMARIA E COSMÉTICA: Piso 0

Centro El Corte Inglés Lisboa:

PERFUMARIA E COSMÉTICA: Piso 0

 

© 2017 L Manifesto

Este é o nosso Manifesto!

Um livre-trânsito para os behind-the-scene, os closets, as casas e espaços intimistas afastados dos olhares e do escrutínio do público.

ou

Ao submeter o meu email aceito receber notícias e informações sobre L’ Manifesto concordando com a Política de Privacidade.

Fechar